Einstein e o YIN/YANG
As amizades dão lugar a muitos incidentes e muitas ironias. Na vida de Einstein, foi o incidente de sua amizade com Albert e Elizabeth, rei e rainha dos belgas, que levou, de irônica maneira, aquele homem, amantíssimo da paz, a ligar-se a bomba atômica e ao surgimento da era nuclear.
Na primavera de 1933, Einstein se havia refugiado na estação balneária belga de Le Coq-sur-Mer. Sua casa de verão, nas cercanias de Berlin, havia sido saqueada pela Gestapo e seus bens confiscadois, sob o pretexto de que iriam ser usados para financiar uma " rebelião comunista " . Alguns de seus trabalhos tinham sido queimados publicamente, na praça fronteira à Ópera de Berlin. Corriam boatos de que se tramava o assassínio de Einstein, a ponto de o governo belga lhe fornecer a logística para sua fuga da Europa e em 17 de outubro de 1933 o baixinho mais feio do que lobisomen chega aos E.U.A. Nunca mais voltaria a Europa .
A teoria da relatividade e seu apoio a teoria da dualidade onda/matéria ( que veremos num artigo futuro), juntamente com a mecânica newtoniana e o eletromagnetismo, forjaram a mecânica quântica.
A Medicina Chinesa relaciona a energia do corpo de todos os animais ( os humanos aí incluídos) com a natureza, o clima, as emoções e as estações do ano. A base de tudo isso é o YIN (negativo) e o YANG (positivo). YANG é ENERGIA, órgãos,fluir pra cima,exterior, quente, dia, claridade, ativo, calor,positivo, próton. YIN é MATÉRIA, visceras, fluir pra baixo, interior, frio, noite, negativo, elétron. YIN e YANG sintetizam as duas partes contraditórias e complementares dos fenômenos da natureza e se relacionam mutuamente. A contradição entre YIN e YANG significa que todo fato ou fenômeno da natureza, tem, ao mesmo tempo, dois aspectos opostos. Na corrente elétrica isto é bastante claro, pois para estabelece-la, precisamos de uma diferença de potencial (Voltagem) que nada mais é do que um local eletrizado positivamente em contato, através de um condutor, com um local eletrizado negativamente. No organismo acontece algo parecido: as atividades das funções fisiológicas (YANG) consomen substâncias nutritivas(YIN) e as substâncias nutrtivas promovem a ação para ser transformada em energia das atividades fisiológicas.
As duas partes YIN e YANG devem estar em equilíbrio relativo para que se mantenham normais as atividades fisiológicas. Quando há o desequilíbrio ocorre a doença.Quem pratica a Acupuntura regularmente dificilmente fica doente.
Todas as equações fundamentais da Física refletem essa dicotomia, que fica mais clara na Equação de Einstein da Relativiade Restrita : E = mc² onde c é a velocidade da luz
( 300.000 km/s ) , m é matéria (YIN) e E é energia (YANG).
Comentários
Postar um comentário