As Energias Perversas
Uma das mais marcantes caracteristicas dos povos orientais antigos era a consciência que tinham de suas potencialidades e habilidades para curar a si mesmos, baseada no respeito à relação harmônica entre o homem e a natureza.
Apesar de os métodos eficazes de cura e prevenção de doenças já existirem desde as épocas mais remotas, somente a partir das 3 últimas décadas a Acupuntura vêm sendo assimilada gradativamente pelo ocidente. Seus princípios fundamentais foram definidos no clássico Nei Ching, escrito há cerca de 5000 anos pelo lendário imperador Huang Ti e seu primeiro ministro Chi Po .
Segundo a filosofia chinesa, o universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído por uma energia cósmica primordial da qual emanam todas as coisas : o QI .
O organismo humano seria uma parte menor, com as mesmas características fundamentais desse universo e como tal submeter-se-ia às mesmas leis que regem a natureza. O QI tem a sua fonte no Sol e flue incessantemente por canais específicos transmitindo a enrgia para as células .
Para que o nosso mundo relativo fosse criado, a energia QI teve que se manifestar em seus dois aspectos opostos e complementares : YIN ( princípio negativo ) e o YANG ( princípio positivo ) . O YANG desce à Terra e há a transformação desta energia em YIN, que por sua vez sobe aos céus e se torna YANG novamente.
No corpo humano a direção do fluxo de energia YIN é para cima e a YANG para baixo, seguindo o caminho dos doze meridianos principais de energia, se ramificando por todo o corpo através dos mais de cem meridianos secundários, formando uma vasta rede eletromagnética de nutrição e proteção.
Esta energia vital flui ininterruptamente através de estruturas do organismo em cinco níveis. O mais profundo localiza-se nos ossos; o segundo, nos músculos; o terceiro, nos vasos sanguíneos e linfáticos; o quarto na região subcutânea e o quinto, na superfície da pele. A energia de defesa ( WEI QI ) circula no quinto nível, protegendo a circulação da energia de nutirição ( YONG QI ) circulando por duas horas em cada meridiano principal no sentido : Pulmão - Intestino Grosso - Estômago- Baço/Pâncreas-Coração-Intestino Delgado-Bexiga-Rins-Pericárdio-Triplo Aquecedor-Vesícula Biliar-Figado e Pulmão, unindo o interior e o exterior, o alto e o baixo se distribuindo por todo o corpo, auxiliado pelos meridianos secundários.
Ocorrendo o bloqueio energético logo após vem a doença. As agulhas de acupuntura então promovem o desbloqueio, usando como veículo energético a banda de mielina, estimulando o Sistema Nervoso Autônomo e as fibras nervosas do Sistema Nervoso Central.
As Energias Perversas - E.P. - ( Calor, Vento, Frio, Secura e Umidade ) são considerados fatores causadores de doenças que agridem os seres com grande frequência. Em cada estação do ano uma está em proeminência : No verão o calor ( desequilibra o coração ), no final do verão a umidade ( desequilibra o estômago ) , na primavera o vento ( desequilibra o fígado ), no outono a seca ( desequilibra o pulmão ) e no inverno o frio ( desequilibra os rins )
A penetração dessas energias perversas no corpo pode ocorrer através de duas vias principais :
- As vias aéreas superiores ( atingindo diretamente o pulmão )
- A pele ( seguindo um longo caminho até alcançarem o interior - o Yin - os órgãos )
Ultrapassada a pele, as E.P. se distribuem no tecido celular subcutâneo, onde iniciam a luta contra a energia de defesa WEI QI, presente nos líquidos orgânicos - Jin Ye. Se a E.P. é mais forte ela penetra e encontra a barreira energética dos meridianos Yang , se consegue atravessar, penetra a barreira dos meridianso Yin ( mais internos ) com o objetivo da alcançar os órgãos tomando 3 destinos básicos :
1) Prosseguir para o profundo
2) Instalar-se um um determinado meridiano, promovendo seu bloqueio energético.
3) Ser expulsa do corpo
Aí entram as agulhas, promovendo o desbloqueio, restabelecendo a ordem energética.
E36 : ponto de comando da
energia de defesa Wei Qi


Estou iniciando estudos em MTC e achei ótima o seu artigo. Parabéns.
ResponderExcluir