Os Cinco Movimentos, os Rins e os Cabelos



                   O desenvolvimento e mudança de todas as coisas e de todos os fenômenos são o resultado do movimento contínuo, da intergeração e da dominância dos cinco movimentos  :   madeira-fogo-terra-metal e água.
                  Esta teoria serve de base para explicar as características fisio-patológicas dos órgãos internos e dos tecidos no corpo, e a relação entre o corpo e o meio ambiente que é sempre mutante.
                  Então atribui-se os fatos aos cinco elementos : A madeira é o Fígado ( e Vesícula Biliar ) relacionado ao verde,vento, primavera e a ira  se refletindo nos tendões e nos olhos. O fogo é o Coração ( e Intestino Delgado) relacionado ao vermelho,calor, verão e a alegria se refletindo nos vasos sanguíneos e na lingua. A terra é o Estômago ( e Baço-Pâncreas ) relacionado ao amarelo, umidade, verão tardio e a preocupação se refletindo nos músculos e na boca. O metal é o Pulmão (e Intestino Grosso ) relacionado ao branco,seca, outono e a tristeza refletindo no nariz e na pele. A água são os Rins ( e Bexiga ) relacionado ao preto, frio, inverno e o medo se refletindo nos cabelos e nos ossos.
                 Cda um dos cinco movimentos tem suas próprias caracteríticas assim a  madeira tem a propriedade de crescer e desenvolver, o fogo é quente e flui para cima, a terra produz e muda, o metal purifica e é sólido e a água é fria e flui para baixo. Como cada fato ou fenômeno pode se encaixar em um dos cinco elementos, os antigos chineses estabeleceram de maneira lógica e relacionaram a fisiologia e a patologia dos órgãos (ZANG-YIN) , vísceras (FU-YANG) e os tecidos do corpo com os fatores do meio ambiente e as emoções que predominam em cada época do ano.
                  Nutrindo e defendendo o organismo as Energias YONG QI e WEI QI circulam devido a diferença de potencial YIN/YANG nos meridianos, procurando equilibrar os excessos ou deficiências de "energias perversas" que predominam em cada época do ano (vento,secura,umidade, frio e calor ) .Se o desequilíbrio ocorre a energia circula descontrolada ou é bloqueada em algum das centenas de pontos de acupuntura. As agulhas então, atraindo partículas eletrizadas do meio ambiente regulam a diferença de potencial através do campo elétrico criado.Avisado então, o Sistema Nervoso Autônomo entra em ação, restabelecendo o equilíbrio entre os cinco movimentos. Estamos findando uma estação em que a deficiência, ou o provável desequilíbrio se situam no sistema Rim/Bexiga, que se relacionam com os ossos e os cabelos. Portanto podemos "prever" dores ósseas e aumento na queda dos cabelos e problemas dentários e genitais.
          O aparelho urinário, que tem como função expelir do organismo, via urina, os produtos tóxicos ou inúteis e  é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. A urina forma-se nos rins- que filtram os resíduos tóxicos do sangue, além de controlar o conteúdo de líquidos do corpo-,passando através dos bacinetes e ureteres, para a bexiga, e desta, por intermédio da uretra, para os enfíncteres urinários. Os rins, juntamente com o coração e os vasos sanguíneos, constituem uma unidade especial responsável pela circulação e pela saúde de todo sistema orgânico. É por isso que as afecções cardíacas e arteriais relacionam-se táo intrinsicamente aos problemas renais e vice-versa.
         Diversas enfermidades podem afetar os rins e as vias urinárias : nefrite aguda e crônica, uremia, calculose renal, uretrite, pielite e outras.
         Em termos energéticos os Rins ( YIN ) tem a função de armazenar a essência ( JING ) herdado dos pais e adquiridos dos alimentos e dos liquidos. O excesso de energia no órgão e meridiano que o nutre e protege percebe-se na palidez, extremidades frias, dor na região lombar e nas rótulas, impotência sexual, ejaculação precoce, nictúria, enurese e infertlidade da mulher. A deficiência na sensação de calor, dor lombar, insônia, pesadelo, espermatorreia e secura na boca e na garganta. Seu YANG acoplado é a bexiga, que tem o maior meridiano do corpo, que começa pela cabeça e percorre as costas, descendo pela perna, terminando no pé; servindo de espécie de descarga energética do corpo, por onde são eliminados os "catabólicos energéticos" do corpo. O estado energético desses YIN/YANG é refletido nos ouvidos, cabelos e ossos. Portanto, ocorrendo desequilíbrios, que se não tratados fatalmente se tornarão doenças, as agulhas de acupuntura conseguem restabelecer o equilíbrio.
        Para quem não usa as  agulhas a natureza oferece o milho, a cebola, a cenoura e o confrei. Variados chás podem atuar na prevenção como o famoso "quebra-pedra", caldo de arroz integral, sopa de feijão azuqui, tanchagem ou chá de semente ou casaca seca de melancia.
        Na figura é mostrado o trajeto externo do meridiano dos Rins. Um ponto especial é o R3 ( Taixi ) , você pode massagea-lo 3 vezes ao dia, para prevenir as doenças acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

Saúde Total :a técnica SHU / MO

O Qi e o Sistema Linfático