O Qi e o Sangue



         Em nosso organismo existem dois sistemas principais de coordenação : o nervoso, que controla e comanda todo o organismo, e o sistema endócrino, que engloba todas as glândulas internas que fabricam produtos necessários ao corpo, coordenando seu funcionamento.
         O sistema nervoso funciona de forma independente, porque através de suas ramificações alcança todos os tecidos do corpo. É coordenado pela energia que a Tradicional Medicina Chinesa ( Acupuntura ) chama de Qi , formada pelo ar, alimentos e líquidos , que pode ser controlada elétricamente pela ação das agulhas de acupuntura nos mais de 360 pontos usados nos tratamentos. Tal não ocorre com as glândulas de secreção interna que dependem do sangue para o transporte de seus produtos para as várias partes do organismo. Podemos dizer então que o sangue é um sistema de transporte do corpo, múltiplo e complexo.
        É através da circulação sanguínea que as bilhões de células do organismo, em todas as espécies de tecidos, recebem sua alimentação composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, água e sais. também é o sangue que , retornando dos tecidos, conduz o gás carbônico e os resíduos das células do corpo, eliminando-os através da respiração, do suor, da urina e das fezes. Além disso, todo o sistema de defesa contra as enfermidades e os ataques de germes patogênicos está concentrado no sangue, assim como o controle da temperatura do corpo, o equilíbrio da distribuição de água e o processo de absorção celular.
        O oxigênio é levado as células pelo sangue, por meio das moléculas de hemoglobina existentes nos glóbulos vermelhos ( hemáceas ).Transporta também o "exército de defesa " :  glóbulos brancos ( neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos ). Além de atacar e destruir bactérias, vírus e outros micróbios, os glóbulos brancos ( leucócitos ) produzem os anticorpos como a histamina ( que aparece nas reações alérgicas ), a heparina, etc. Um terceiro elemento de importância considerável existente no sangue são as plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea em casos de ferimentos ou rompimentos de vasos.
        Toda a parte líquida do sangue forma o plasma sanguíneo. Cerca de 90% do plasma constituem-se de água pura, na qual estão dissolvidas as numerosas substâncias existentes no sangue. Dessas, cerca de 3/4 são sais como sódio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e outros. Importância fundamental cabem as proteínas como as albuminas, relacionadas com a formação de anticorpos e o fibrinogênio, fundamental no processo de coagulação.
As proteínas controlam a viscosidade do sangue e regulam a osmose, entre outras funções.
         Dissolvidos no plasma existem também alguns gases, como o oxigênio,o gás carbônico e o nitrogênio. uréia, ácido úrico, creatina, glicose, gorduras, colesterol e ácidos graxos também se encontram presentes nesse sistema de alimentação e defesa do corpo humano.
         Circulando paralela ao sangue, através dos meridianos principais, a energia Qi mantém correta a circulação do sangue regulando suas atividades de alimentação e de defesa .
          A Yong Qi ( energia de nutrição) dá 12 voltas completas em todo o organismo durante 24 h seguindo os trajetos dos meridianos
 Pulmão > Intestino Grosso > Estômago > Baço/Pâncreas > Coração > Intestino Delgado > Bexiga > Rins > Pericárdio > Triplo Aquecedor >
> Vesícula Biliar > Fígado
         A Wei Qi ( energia de defesa ) dá 25 voltas completas em 12h durante o dia ,seguindo  os meridianos mais externos ( Yang ) obedecendo o trajeto
Intestino Delgado > Bexiga > Triplo Aquecedor > Vesícula Biliar > Intestino Grosso > Estômago. Ao anoitecer ela penetra para os meridianos mais internos
 (Yin ) dando mais 25 voltas obedecendo o trajeto dos meridianos Rim > Coração > Pulmão > Fígado > Baço/Pâncreas > Pericárdio.
         Portanto vemos que qualquer desequilíbrio físico ou energético em cada orgão se espalha por todo o organismo e é por isto que o tratamento em Acupuntura é global visando um equilíbrio geral no organismo. Mas dois órgão, e seus meridianos de energia, tem relação especial com o sangue :
 1 ) O Fígado, que tem como função armazenar o sangue, controlar a dispersão e a drenagem. Determinam as condições dos tendões e dos ligamentos. Desequilíbrios nesse órgão são percebidos nos olhos e nas unhas,e a pele parece esverdeada , se não tratados, podem desencadear hemoptse, epistaxe, hemorragias, depressão,  menstruação irregular, irritabilidade,cefaleia e vertigens.
2 ) O Coração, que tem como função controlar o sangue e os vasos sanguíneos e fornecer a pressão mecânica para a circulação. Determina a condição mental. Desequilíbrios nesse órgão se percebe na língua e na face que parece esverdeada,  se não tratados podem desencadear palpitações, inquietações, insônias, cardialgias e irritabilidade.
       Nas figuras anexas são apresentados dois pontos especiais, que se massageados regularmente mantém em boas condições o Fígado e o Coração, e consequentemente o sangue com seu "exército" de nutrição e defesa .


Ponto 3 do meridiano do Fígado F 3




Funções energéticas

  • Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e Sangue.
  • Abre os Canais de Energia.
  • Harmoniza o Qi da Vesícula Biliar.
  • Redireciona o Qi invertido.
  • Dispersa a Umidade-Calor.
  • Faz a limpeza do Fogo do Fígado e do Calor.
  • Refresca o Sangue.
  • Domina o Yang do Fígado e nutre o Yin.
  • Relaxa os tendões e os músculos.
  • Controla o Vento Interno.
  • Alivia espasmos.
  • Regulariza o fluxo menstrual.
  • Acalma a Mente.
  • Atua na área da cabeça, epigástrio, hipocôndrio e abdome.

Indicações


  • Dor de cabeça, vertigem, vermelhidão, inchaço e dor do olho
    Depressão, dor no hipocôndrio, distensão abdominal, soluço
    Fraqueza, dormência e dor nas extremidades inferiores, dificuldade em caminhar
    Menstruação irregular, metrorragia e metrostaxis, hérnia, enurese
    Epilepsia, convulsão infantil



Ponto 6 do meridiano do Pericárdio CS 6



Funções energéticas

  • Libera o tórax.
  • Regula o Coração.
  • Harmoniza o Estômago.
  • Limpa o Calor.
  • Abre o Canal de Ligação Yin.
  • Regula o Qi.
  • Acalma o Shen.
  • Alivia a náusea e vômitos.

Indicações


  • Plenitude abdominal, dor abdominal, dor no braço, asma, arritmia cardíaca, condições cardíacas, desconforto no peito, dor no peito, dor no cotovelo, febre, dor de cabeça, enxaqueca, soluço, dor na região do hipocôndrio, histeria, insonia, icterícia, malária, problemas de memória, menstruação irregular, problemas mentais, distúrbios do metabolismo, náusea, palpitações, prolapso retal, convulsões, dor de estômago, dor cirúrgica ou pós cirúrgica, vômito, choque de Vento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO