A Cromoterapia e as Ondas Eletromagnéticas



             A cromoterapia - o emprego adequado da cor como elemento curador, regenerativo e estimulante já era empregada na Era de Ouro na Grécia, nos templos de luz e cor de Heliópolis e no antigo Egito, tendo sido venerada pelas antigas civilizações da Índia e da China. A cor nada mais é do que radiação eletromagnética visível e o estudo da luz levou a grandes revoluções na Física, proporcionando o surgimento da Teoria da Relatividade e da Mecãnica Quãntica.
            Maxwell no sec. XIX conclue que a luz é uma onda eletromagnética , acirrando o conflito iniciado 100 anos antes entre Isaac Newton, que achava que a luz era comnposta de  partículas elementares ( fóton ) e Cristhian Hygens que a luz era uma onda. Conflito este só resolvido entre 1905 e 1920 por Einstein. Bohr, Heisenberg, Scroedinger e outros que concluiram que a luz ( onda ) , assim como o elétron ( partícula ) tem um comportamento dual, ora se comportam como onda, ora como partícula. A dualidade onda-matéria serve de base para a formulação da equação diferencial parcial de Scroedinger que é aplicada aos sistemas atômicos, satisfazendo as Leis de Newton, que comandam a matéria e as Equações de Maxwell, que comandam as ondas eletromagnéticas.
           Um pulso é a variação de alguma grandeza física ( geralmente a posição no espaço ) que se propaga pelas extremidades. Uma onda é uma sucessão de pulsos. Existem dois tipos de ondas :
1)  mecânicas - que precisam de um meio para se propagar : ondas na água, em cordas e o som
2) eletromagnéticas - que não precisam de meio para se propagar : a radiação ( sendo as cores  radiações visíveis )
            Quanto mais rápida é a fonte que produz o pulso, maior é a frequência da onda ( dada em Hertz - Hz )  e maior a energia propagada. No reino animal somos uma espécie muito limitada para captar as ondas. No caso das ondas sonoras só escutamos aquelas entre 20 Hz e 20.000 Hz e no caso das eletromagnéticas só vemos aquelas entre
100.000.000.000.000 Hz e 1.000.000.000.000.000 Hz que são as cores visíveis, Abaixo do limite que nossos olhos conseguem captar ( a cor vermelha ) temos as radiações infravermelhas, as ondas curtas, médias e longas de rádio TV e FM. Acima do limite ( a cor violeta ) temos as radiações ultravioletas, os raios X , gamas e cósmicos .
Na natureza temos vários exemplos da interação entre onda ( luz ) e matéria ( elétron ), sendo o mais conhecido o efeito fotoelétrico, quando um fóton de alta energia se choca com um elétron, mudando seu estado energético.
             Essas interações tambem são usadas na Radioterapia, pois sabemos que as células cancerosas são mais "fracas" que as células normais, e sucumbem antes sobre um tratamento radioativo. As células sãs afetadas são aquelas que se reproduzem mais rapidamente como as dos cabelos e as menos afetadas são aquelas que não se reproduzem, como os neurônios.
            Segundo os especialistas em Cromoterapia o raio vermelho é estimulante e libera adrenalina, revitalizando o corpo fisico . O raio laranja fortalece os pulmões, pâncreas e baço.
O raio amarelo é antidepressivo e ativa os nervos motores, favorece a pele e estimula o fluxo da bílis. O raio verde tonifica o coração, reduz a tensão e estimula a pituitária, favorecendo a construção de músculos e tecidos. O raio azul faz abaixar a febre e desinflama. o raio índigo atua sobre as paratireóides, reduz hemorragias. O raio violeta purifica o sangue, auxiliando os sistemas cardíacos e linfáticos, detém o crescimento de tumores e equilibra a quantidade de potássio e sódio no organismo.
            As cores tambem são usadas nos diagnósticos de Acupuntura. Pele escura é deficiência ou excesso de energia no sistema Rins/Bexiga. Muito branca é Pulmão/Intestino Grosso.
Avermelhada demais é Coração/Intestino Delgado . Amarelada é Estômago/ Baço-Pâncreas e esverdeada é Fígado/Vesícula Biliar.

Antonio Carlos Abrão ( 35 ) 991461060

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO