As Inflamações e a Celulite
Em nosso organismo existem dois sistemas principais de coordenação : o nervoso, que controla e comanda todo o organismo, e o sistema endócrino, que engloba todas as glândulas internas que fabricam produtos necessários ao corpo, coordenando seu funcionamento.
O sistema nervoso funciona de forma independente, porque através de suas ramificações alcança todos os tecidos do corpo. Tal não ocorre com as glândulas de secreção interna que dependem do sangue para o transporte de seus produtos para as várias partes do organismo. Podemos dizer então que o sangue é um sistema de transporte do corpo, múltiplo e complexo.
É através da circulação sanguínea que as bilhões de células do organismo, em todas as espécies de tecidos, recebem sua alimentação composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, água e sais. também é o sangue que , retornando dos tecidos, conduz o gás carbônico e os resíduos das células do corpo, eliminando-os através da respiração, do suor, da urina e das fezes. Além disso, todo o sistema de defesa contra as enfermidades e os ataques de germes patogênicos está concentrado no sangue, assim como o controle da temperatura do corpo, o equilíbrio da distribuição de água e o processo de absorção celular.
O oxigênio é levado as células pelo sangue, por meio das moléculas de hemoglobina existentes nos glóbulos vermelhos que transporta também o "exército de defesa " : os glóbulos brancos ( neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos ). Além de atacar e destruir bactérias, vírus e outros micróbios, os glóbulos brancos produzem os anticorpos como a histamina ( que aparece nas reações alérgicas ), a heparina, etc. Um terceiro elemento de importância considerável existente no sangue são as plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea em casos de ferimentos ou rompimentos de vasos.
Toda a parte líquida do sangue forma o plasma sanguíneo. Cerca de 90% do plasma constituem-se de água pura, na qual estão dissolvidas as numerosas substâncias existentes no sangue. Dessas, cerca de 3/4 são sais como sódio, cloro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e outros. Importância fundamental cabem as proteínas como as albuminas, relacionadas com a formação de anticorpos e o fibrinogênio, fundamental no processo de coagulação.
As proteínas controlam a viscosidade do sangue e regulam a osmose, entre outras funções.
Dissolvidos no plasma existem também alguns gases, como o oxigênio,o gás carbônico e o nitrogênio. Ureia, ácido úrico, creatina, glicose, gorduras, colesterol e ácidos graxos também se encontram presentes nesse sistema de alimentação e defesa do corpo humano.
A inflamação é um processo de defesa orgânica que visa destruir ou limitar os agentes patogênicos. Dele participam elementos do plasma sanguíneo, bem como células do sangue e do tecido conjuntivo.
O mecanismo inflamatório se desenvolve sempre numa sequência previsível, a partir do momento em que uma lesão qualquer libera certas substâncias, principalmente a histamina,, ocorrem sete etapas : 1 ) dilatam-se as arteríolas ( vasos que ligam as artérias aos vasos capilares ) ; 2 ) acelera-se o fluxo de sangue nas arteríolas, vênulas e capilares; 3) com a dilatação dos capilares, aumenta a permeabilidade de suas paredes e ocorre uma exsudação ( extravasamento ) de fluido sanguíneo, especialmente proteínas do plasma e fibrinogênio, de importante ação reparadora; 4 ) a perda de plasma nos capilares determina uma concentração de glóbulos vermelhos no local. 5 ) a concentração de glóbulos vermelhos retarda o fluxo sanguíneo na área; 6 ) glóbulos brancos ( monócitos e linfócitos ) começam a aderir à parede interna dos capilares; 7 ) em seguida começam a atravessar as paredes dos capilares em direção ao foco de inflamação, juntamente com plasmócitos e outros agentes de defesa. Como a energia QI circula junto com o sangue, ela também ali se concentra, aparecendo calor no local, vermelhidão e finalmente a dor, resultante do envolvimento de fibras nervosas no processo.
Conforme o ponto do organismo em que se processe a inflamação, os aspectos morfológicos da reação poderão caracterizar abscesso, úlcera, inflamação pseudo membranosa ou celulite.
Abscesso é um acúmulo localizado de pus, causado pela exsudação purulenta de determinados tecidos, orgãos ou cavidades confinadas no corpo.
Úlcera é uma afecção inflamatória local, erosiva, na superfície de um órgão ou tecido. Comumente ocorrem na mucosa da boca, estômago e intestino.
A pseudomembranosa é caracterizada pela formação de uma falsa membrana, uma camada de fibrina precipitada,, epitélio necrosado e células de combate as infecções.
Celulite é uma inflamação difusa, edematosa e , às vezes, purulenta, que ocorre em tecidos maciços, especialmente a pele e o tecido subcutâneo. Certos estreptococos que se propagam por canais linfáticos dão origem a um tipo comum de celulite subcutânea : a erisipela.
Circulando paralela ao sangue, através dos meridianos principais, a energia Qi mantém correta a circulação do sangue regulando suas atividades de alimentação e de defesa, podendo acelerar o final do processo inflamatório .
A Yong Qi ( energia de nutrição) dá 12 voltas completas em todo o organismo durante 24 h seguindo os trajetos dos meridianos
Pulmão > Intestino Grosso > Estômago > Baço/Pâncreas > Coração > Intestino Delgado > Bexiga > Rins > Pericárdio > Triplo Aquecedor >
> Vesícula Biliar > Fígado
A Wei Qi ( energia de defesa ) dá 25 voltas completas em 12h durante o dia ,seguindo os meridianos mais externos ( Yang ) obedecendo o trajeto
Intestino Delgado > Bexiga > Triplo Aquecedor > Vesícula Biliar > Intestino Grosso > Estômago. Ao anoitecer ela penetra para os meridianos mais internos
(Yin ) dando mais 25 voltas obedecendo o trajeto dos meridianos Rim > Coração > Pulmão > Fígado > Baço/Pâncreas > Pericárdio.
No trajeto dos meridianos se encontram os pontos de acupuntura. Agindo sobre eles, podemos controlar o QI e, consequentemente influir no processo inflamatório.
B 40 ( Weizhong )

DM 10 ( Lingtai )

VB 30 ( Huntiao )

BP 9 ( Yinlingquan )

Comentários
Postar um comentário