O Raio L.A.S.E.R.



              Muitas pessoas tem medo da Acupuntura pois associam as agulhas com dores, lembrando daquelas dolorosas injeções da infância. Mas o que realmente provocava a dor não era a agulha e sim o líquido que passava por ela. As agulhas de Acupuntura ( quando colocadas corretamente nos pontos ) não provocam dor, pelo contrário, provocam analgesia devido a propriedade dos pontos de acupuntura de estimularem a produção de endorfinas .
             Mas livrar da superstição e do preconceito não é coisa fácil, por isso o L.A.S.E.R.(Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation : luz amplificada por emissão estimulada de radiação) muito usado em medicina ocidental e odontologia também é usado na medicina oriental. Em cirurgias revela uma propriedade importante : ao mesmo tempo que o LASER corta um tecido ele promove sua imediata cicatrização.
            No século 19 um grande salto teórico aconteceu culminando com a síntese da eletricidade e do magnetismo com as famosas equações diferenciais parciais do escocês James Clerk Maxwell ( 1831-1879 ) , cuja solução apontava para as ondas eletromagnéticas uma velocidade de 300.000 Km/s .
Caso único na história da Física : Maxwell "descobre" a onda eletromagnética através de considerações puramente matemáticas, utilizando as poderosas ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral . Dezesseis anos após a descoberta teórica o alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894 ) já conseguia gerar ondas eletromagnéticas por volta de 1889. O notável trabalho de Maxwell o equiparou a Newton e Einstein na história da Física.
            No início do séc XX experimentos mostravam que  luz  se comportava como onda, na sua propagação e como partícula na sua interação com a matéria. O mesmo se dava com partículas elementares como o elétron, que também se comportava como onda e como partícula. Este fato surpreendente é apoiado por Einstein, já famoso por sua teoria da Relatividade e dá início a 
"velha mecânica quântica".  Discordando de Niels Bohr sobre o princípio da incerteza de Heisenberg, Einstein abandona a criação da nova teoria quântica dizendo a famosa frase : " Deus não joga dados com o Universo ! " . Estava errado, baseando nos fatos da dualidade onda-matéria, obedecendo as leis de Newton ( que rege a matéria ) e as equações de Maxwell ( que rege as ondas ) surge a equação diferencial parcial de Schroedinger, que rege o munda quântico.
           A  luz nada mais é que uma onda eletromagnética visível, assim como as cores. O que diferencia uma onda é sua frequência, abaixo da radiação visível temos as ondas de rádio e acima os Raios UV, os Raios X, os fotoelétrons, as radiações provenientes de uma bomba nuclear e os raios cósmicos. Assim como as partículas elementares ( prótons, nêutrons, elétrons, mésons ...) a luz apresenta um comportamento dual : revela-se como onda quando "viaja" pelo espaço e como partícula em choques com a matéria.
              Se conseguirmos dividir um raio de luz até a sua menor partícula encontraremos o FÓTON, que é então o " quantum" da radiação eletromagnética.
              A luz visível é composta de fótons emitidos aleatoriamente, como pequeníssimas "flechas" que não fazem mal a ninguém, dependendo de sua frequência. 
              Sabemos que os átomos são formados por um núcleo de prótons e nêutrons, e em volta elétrons "girando" em camadas definidas por sua energia, quanto mais longe do núcleo uma camada, menos energia ele tem. Se um elétron vai de uma camada mais externa para uma mais interna ele libera um fóton de energia igual a diferença de energia entre as duas camadas. Esta é a base do LASER : uma rápida corrente elétrica percorre o material ( que pode ser sólido ou gasoso) fazendo que todos elétrons subam uma camada, depois de um tempo curtíssimo esses elétrons voltam a camada original e liberam um fóton.
           Como todos elétrons emitem fótons de mesma energia, eles saem em fase, isto é, todas as "flechinhas" na mesma direção e sentido, somando as energias de todos os fótons emitidos, dizemos então que temos um feixe coerente de luz . Dependendo da potência, o feixe  pode até furar uma chapa de aço.
             O LASER é muito usado em acupuntura estética para eliminas rugas , manchas e em todos os outros pontos de acupuntura, mantendo sempre o cuidado de proteger os olhos .O estímulo e o resultado obtidos com agulhas é bem maior ( atrai partículas eletrizadas do meio ambiente )  já que ela se comporta como um mini pára-raios, agindo no hipotálamo.



O LASER de hélio-Neon




Alguns pontos de Acupuntura usados em Acupuntura estética





(35) 991461060

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO