O Envelhecimento e a Segunda Lei da Termodinâmica


Resultado de imagem para Clausius figura


                    Nos séculos XVIII e XIX os físicos se ocupavam de um assunto de vital importância para a humanidade atual e futura : a Energia e suas transformações : quais eram os tipos de energia existentes na natureza e de que maneira uma energia se transformava em outra. O estudo do Calor
( Q = Energia Térmica ) e a sua transformação em energia de movimento ( Energia Mecânica ) veio explicar a máquina humana e dar origem as máquinas térmicas e aos motores à explosão, utilizados em carros, navios foguetes e aviões. A conversão de Energia Mecânica ( usinas hidrelétricas) e Nuclear ( usinas atômicas ) em Energia Elétrica veio dar mais impulso  ao desenvolvimento tecnológico.
                   A Temperatura de um corpo é uma média da energia da velocidade de todas as moléculas de um corpo ( Energia Cinética ) : quanto maior a velocidade maior a temperatura e quanto menor a velocidade menor é a temperatura de um corpo. A Energia Interna
 ( U )
  de um corpo é a soma de todas energias cinéticas das moléculas deste corpo, que sempre estão numa temperatura acima do ZERO ABSOLUTO  ( Zero Kelvin =  - 273,13 ° C ) , segundo a Terceira Lei da Termodinâmica.
                  Existem duas maneiras de variar a  temperatura ( Energia Interna ) de um corpo :
( 1 )  Termicamente ( Q = calor ) : se colocarmos calor num corpo a temperatura aumenta, pois aumenta a velocidade de vibração das moléculas e se tirarmos calor a temperatura diminui, pois diminui a velocidade de vibração das moléculas.
Matematicamente falando é que de Q é positivo U também será e se Q é negativo U será negativo .
( 2 )  Mecanicamente ( W = energia mecânica ) : Se contrairmos esse corpo ele esquenta ( W + e  U - ) ,pois diminui o espaço das moléculas e aumentam os choques entre elas e consequentemente aumentando a velocidade de vibração . Se expandirmos esse corpo ele esfria ( W - e U + ), pois aumenta o espaço entre as moléculas diminuindo os choques e consequentemente as velocidades.
                 Desta maneira Clausius, Joule, Lorde Kelvin, Rutherford e outros chegam a primeira Lei da Termodinâmica :  A variação da Energia Interna ( U ) é igual a diferença entre a energia térmica
( Q ) e a energia mecânica ( W )  {\boldsymbol  {\Delta U}}={\boldsymbol  {\ Q}}-{\boldsymbol  {\ W}} . Daí para o surgimento das primeiras máquinas térmicas e motores foi um pulo, pois sabiam que numa transformação cíclica U ( A Energia Interna ) era igual a zero e portanto poderiam converter toda energia térmica ; originária da queima de lenha, combustível ou qualquer outra fonte que gere calor; em energia mecânica, ou seja, movimento. [ Se U = Q - W , num ciclo U = 0 e portanto Q = W ] .Teríamos então uma máquina perfeita, que renderia 100% : transformaria toda energia térmica ( Q )  cedida a ela em energia mecânica ( W ) , não perderia calor nenhum e teríamos um motor ideal, que não esquentava nunca e que tornaria o radiador dispensável. Mas sabemos que até os motores atuais não rendem mais do que 40% , isto é ; para cada 10 reais de combustível que colocamos nele apenas 4 reais se transformam em movimento.
                Aí vem a segunda Lei da Termodinâmica para estragar a festa : A energia térmica ( Q ) é desorganizada e não pode se converter totalmente em energia mecânica ( W ) que é organizada. Ou seja o natural é a ordem virar desordem e não a desordem virar ordem : os sistemas tendem naturalmente a um aumento de desordem ( ENTROPIA ) o que impede que toda energia desorganizada se transforme em energia organizada. Einstein disse uma vez  : " aceito qualquer nova teoria em Física, desde que não contrarie a Segunda lei da Termodinâmica....   "
                Nosso organismo funciona de maneira semelhante : a energia térmica vem dos alimentos  e se transforma em energia mecânica
(  1 caloria = 4,20 Joule ) para nos movimentarmos e energia elétrica para o sistema nervoso comandar e regular a máquina. O resto de energia térmica que não se consegue se transformar em energia nenhuma vai se acumulando nos órgãos e pele, aumentando a desorganização e acelerando o envelhecimento.
               Abaixo do joelho temos um ponto especial o E 36 , que comanda a defesa do organismo e retarda os processos de envelhecimento, quando massageado regularmente. Segundo um velho livro de Acupuntura :
" massagear o Zuzanli faz passar dos 100 anos.... "



Antonio Carlos Abrão  ( 35 ) 99461060

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

Saúde Total :a técnica SHU / MO

O Qi e o Sistema Linfático