Verde de Raiva



                      O Fígado_a maior glândula do corpo humano_faz parte, juntamente com a vesícula biliar_mucosa em forma de saco que armazena a bile_, do aparelho digestivo e desempenha papel importantíssimo na manutenção ou restabelecimento do equilíbrio orgânico. Do funcionamento do fígado, que , além da bile, secreta substâncias protetoras, dependem a formação e coagulação do sangue; a metabolização de proteínas, gorduras, carboidratos, ferro e cobre; a fixação de materiais de construção; a neutralização de certas substâncias tóxicas; a produção de várias enzimas além de regular a água e a temperatura do corpo. Muitas são as afecções que podem afetar o fígado e a vesícula tais como insuficiência hepática, cirrose, icterícia, hepatite, litíase biliar e colecistite.
                     Além das funções digestivas, o fígado desempenha tambem um conjunto de atividades ( que o tornam comparável a um laboratório químico ) para introduzir modificações em quase todas as substâncias que chegam a ele.
                     Através da veia porta, que leva o sangue do intestino, o fígado filtra todos os produtos ingeridos, papel de alta importância para a eliminação de substâncias tóxicas, mediante alterações químicas na estrutura molecular delas.
                     As grandes moléculas de gorduras, proteínas e hidratos de carbono - as três principais categorias de alimentos - precisam ser decompostas em moléculas menores, que sejam assimiláveis pelo organismo. A especificidade dessas moléculas é muito importante. O organismo reage hostilmente à penetração de moléculas estranhas de proteínas que caiam diretamente no sangue, e o fígado torna assimiláveis as substâncias que o organismo repeliria.
                     Além dessa função, o fígado armazena também substâncias por ele preparadas, destinadas a atender necessidades imprevistas, em caso de se interromper a alimentação. Produz e armazena ( juntamente com os músculos ) o glicogênio, principal fonte de energia de que o organismo dispõe.
                      O glicogênio é um polissacarídeo, ou seja, um açucar formado por uma estrutura molecular complexa, originado dos hidratos de carbono ( glicídeos ) que entram na composição de alimentos como a farinha e o açucar, entre outros.
                      Todos os tipos de açucar,quando chegam ao intestino, são decompostos em estruturas moleculares simples (monossacarídeos ) como a glucose, a galactose e a frutose. Para que os monossacarídeos possam ser "montados" e assumam estruturas de polissacarídeos, é preciso inicialmente convertê-los em glicose, pois é a única forma através da qual os glicídeos podem ser transportados pelo sangue e formar o polissacarídeo de reserva : o glicogênio, que é a substância ideal para formar o estoque energético, por ser insolúvel.
                     A glicose encontra-se presente no sangue na proporção de 1 grama por litro. Essa concentração de glicose constitui uma condição vital, a glicemia, que deve ser mantida em nível estável e adequado, regulada pela insulina, secretada no pâncreas.
                    Na concepção energética o fígado (YIN) tem a função de armazenar o sangue, controlar a dispersão,a drenagem e determinar as condições dos tendões e ligamentos. Seu estado energético é percebido nas unhas e nos olhos . Seu meridiano de energia externo começa na ponta do dedão dos pés e termina no peito, após dar uma boa volta pelo órgão. A emoção que o desequilibra é a raiva e a estação do ano em que sua energia ( QI ) está em excesso ou em deficiência é justamente esta : a primavera. O YANG acoplado é a Vesícula que começa na cabeça e depois de duas meia voltas sobre ela desce até as pontas dos pés. Nos caminhos desses meridianos estão os pontos de acupuntura onde a Energia ( QI ) está bloqueada, em falta ou em excesso.
                  Para quem medo de agulha, uma boa maneira de se prevenir dos males do fígado e da vesícula é consumir regularmente frutas ( principalmente o limão ) , legumes, hortaliças e verduras. Leite , ovos e cereais entram nesse rol de defesa. Como se sabe, os raios de sol tem a capacidade de transformar os esteróis da pele, fabricando grande parte da vitamina D de que o organismo necessita. Isso significa que também transforma o colesterol, auxiliando o fígado na tarefa de sintetizá-lo ou neutralizá-lo, se é escessivo.
                 A sabedoria popular entra com várias receitas : chá de quina, sabugueiro, boldo ou suco de agrião.
                 As principais manifestações que indicam a existência de problemas no fígado ou vesículas são : pele esverdeada e globo do olho amarelado, manchas escuras no rosto e nas palmas da mão, boca pastosa ao levantar, dor de cabeça, náuseas, acumulação de gases e pontos dolorosos na região do fígado.
                  Nas figuras anexas são apresentados pontos importantes, que massageados regularmente, mantém em equilíbrio o fígado e a vesícula biliar.


Ponto F 13 do meridiano do Fígado



Ponto VB 34 do meridiano da vesícula biliar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO