A Cosmovisão Oriental
Uma das mais marcantes características dos povos orientais antigos era a consciência que tinham de suas potencialidades e habilidades para curar a si mesmos, baseada no respeito à relação harmônica entre o homem e a natureza.
Apesar de os métodos eficazes de cura e prevenção de doenças já existirem desde as épocas mais remotas, somente a partir das 3 últimas décadas a Acupuntura vêm sendo assimilada gradativamente pelo ocidente. Seus princípios fundamentais foram definidos no clássico Nei Ching, escrito há cerca de 5000 anos pelo lendário imperador Huang Ti e seu primeiro ministro Chi Po .
Segundo a filosofia chinesa, o universo é um organismo vivo e dinâmico, constituído por uma energia cósmica primordial da qual emanam todas as coisas : o QI .
O organismo humano seria uma parte menor, com as mesmas características fundamentais desse universo e como tal submeter-se-ia às mesmas leis que regem a natureza. o QI flui incessantemente por canais específicos transmitindo a energia para as células e tem a sua fonte no Sol.
Para que o nosso mundo relativo fosse criado, a energia QI teve que se manifestar em seus dois aspectos opostos e complementares : YIN ( princípio negativo ) e o YANG ( princípio positivo ) . O YANG desce à Terra e há a transformação desta energia em YIN, que por sua vez sobe aos céus e se torna YANG novamente.
Aqui no ocidente sabemos que o universo surgiu de uma grande explosão ( o Big Bang ) : uma bola supermassiva de neutrons decaiu em prótons ( YANG ), elétrons ( YIN ) e antineutrinos. Os prótons e os elétrons formaram o primeiro átomo ( hidrogênio ) que através de atrações gravitacionais formaram as primeiras estrelas. Devido a alta pressão começaram as fusões nucleares que formaram ( e formam ) todos os átomos existentes no universo conhecido . Se, por exemplo, calcularmos a massa dos átomos anterior a fusão com a massa posterior, percebemos que a massa final é menor do que a massa inicial. A diferença , 🔺m , é transformada em energia ( QI ) segundo equação da teoria da relatividade de Einstein
No corpo humano a direção do fluxo de energia YIN é para cima e a YANG para baixo, seguindo o caminho dos doze meridianos principais de energia, se ramificando por todo o corpo através dos mais de cem meridianos secundários, formando uma vasta rede eletromagnética de nutrição e proteção. Esta energia vital flui ininterruptamente através de estruturas do organismo em cinco níveis. O mais profundo localiza-se nos ossos; o segundo, nos músculos; o terceiro, nos vasos sanguíneos e linfáticos; o quarto na região subcutânea e o quinto, na superfície da pele. A energia de defesa ( WEI QI ) circula no quinto nível, protegendo a circulação da energia de nutrição ( YONG QI ) .
Esta circulação é vital para manter a saúde do organismo, pois ela circula junto com o sangue , com a linfa e os impulsos nervosos.
É através da circulação sanguínea que as bilhões de células do organismo recebem sua nutrição ( transportada pelos glóbulos vermelhos ) composta de proteínas , hidratos de carbono, gordura, água e sais. Também é o sangue que, retornando dos tecidos, conduz o gás carbônico e os resíduos das células do corpo, eliminando-os através da respiração, do suor, da urina e das fezes. Transporta também ( através dos glóbulos brancos ) o "exército de defesa" que além de atacar e destruir vírus e bactérias produzem os anticorpos. Um terceiro elemento de importância considerável transportado pelo sangue são as plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.
Quando o sangue passa pelos vasos capilares, uma fração líquida de seus componentes passa por suas paredes porosas, passando para o sistema linfático, formando um " exército auxiliar " de defesa através dos linfonodos.
Ocorrendo o bloqueio energético logo após vem a doença. As agulhas de acupuntura então promovem o desbloqueio, usando como veículo energético a banda de mielina, estimulando o Sistema Nervoso Autônomo e as fibras nervosas do Sistema Nervoso Central.
Sempre que puder estimule o E 36 e o IG 4 para manter a circulação energética correta, pois são pontos especiais, capazes de manter o organismo saudável : o ZENG correto.
Ponto E 36 : equilíbrio do QI da
cintura para baixo

Ponto IG 4 : equilíbrio do QI da
cintura para cima

Antonio Carlos Abrão ( 35 ) 991461060
Comentários
Postar um comentário