A Terapia Auricular

            Uma rede de meridianos percorre o corpo , uns superficiais, outros profundos fazendo a interligação energética entre o alto e o baixo, o esquerdo e o direito, o superficial e o profundo, afim de levar para todo o corpo e mais particularmente aos Zang ( órgãos ) e Fu ( vísceras ) a energia nutritiva ( Yong Qi ) , defensiva ( Wei Qi) , o sangue ( Xue ) e os líquidos orgânicos ( Jin Yie ). O bloqueio energético no caminho desses meridianos é o primeiro sinal de algo não vai bem , e a agulha de acupuntura age nos pontos que estão relacionados restabelecendo a corrente eletromagnética correta. Esta é a Acupuntura Sistêmica, que tem seu efeito ampliado pela ação da Eletro-Acupuntura .

            Temos um "resumo" desta rede energética na orelha, ligada ao hipotálamo ( que coordena o Sistema Nervoso Autônomo, e consequentemente as glândulas )  onde cada Zang e Fu tem seu representante, que quando estimulado regularmente, comunica-se com o hipotálamo através do nervo aurículo - temporal, produzindo um estímulo que age no ponto correspondente no corpo.

            Você pode com a unha fazer uma checagem diária , pressionando o ponto durante alguns minutos relativo aquela parte do corpo que deseja atingir. Muitas dores são aliviadas com este procedimento , se forem relacionadas APENAS a um bloqueio energético no caminho do meridiano.

            A prática é melhor do que a gramática, "perca" alguns minutos diariamente e tire suas conclusões.

               O nosso organismo é controlado eletricamente por um computador central : o Encéfalo que se divide em várias porções :

medula oblonga, ponte, mesencéfalo - que formam o tronco cerebral - cerebelo, diencéfalo e telencéfalo ( cérebro ) . O diencéfalo é formado pelo epitálamo, tálamo, metatálamo e hipotálamo ( onde se cruzam todos os meridianos de energia utilizados na Acupuntura).

              Este computador é conectado ao organismo através da medula espinal por uma vasta rede de fios elétricos ( os Nervos e o seu isolante : a banda de mielina ). O chip deste fantástico computador é a célula nervosa ( neurônio ) . Cada um desses 1,20 trilhões de neurônios são capazes de se relacionar com 25 outros, originando uma rede de fibras nervosas que colocadas em fila indiana alcançariam o comprimento de 160.000 quilômetros.

              Com pouco mais de um quilo de peso registra 100 milhões de sensações por segundo, enviadas pelos órgãos dos sentidos e produz pelo menos 3 bilhões de impulsos nervosos por segundo. A comunicação elétrica é devido a uma diferença de potencial  de 30 milivolt, proveniente do movimento dos íons de sódio e potássio através da membrana celular.

             A acupuntura através do poder de ponta das agulhas age nesse sistema e que para se estabelecer uma corrente elétrica precisamos de uma diferença de potencial ( um local que tenha mais elétrons do que outro ) , de um condutor para a passagem da corrente elétrica e de um gerador de energia para manter a diferença de potencial. Na nossa casa quem mantém a d.d.p. é a usina, na lanterna é a pilha, Em nosso organismo a diferença de potencial é fornecida pelos meridianos utilizados na medicina milenar que seguem o trajeto positivo/negativo : no início de um meridiano YANG ( + ) a polaridade é extremamente positiva e vai diminuindo até se ligar a um  meridiano YIN ( - ) em que se torna extremamente negativa, polaridade esta que vai diminuindo até se tornar positiva na ligação com outro meridiano YANG.
              Segundo a visão oriental, essa energia, chamada de QI  se divide em Yong Qi ( YIN ), responsável pela nutrição dos órgãos e vísceras, e Wei Qi ( YANG ), responsável pela defesa contra ataques de energias desequilibrantes, e a diferença de potencial descrita anteriormente é responsável por sua nutrição

             Dentro do condutor, os elétrons se chocam com a rede cristalina atômica, perdendo energia no seu caminho : a famosa resistência elétrica .Dentro dos meridianos de energia, essa resistência é o bloqueio energético devido ao desequilíbrio do YIN/YANG do organismo proveniente de variadas causas

             Cada órgão e víscera tem o seu meridiano de energia que percorre todo o corpo. Todos eles se cruzam no hipotálamo e se comunicam com a orelha através do nervo aurículo-temporal. Temos portanto na orelha um ponto para cada parte do corpo que reflete seu estado energético. Quando a energia daquele órgão a que está relacionado se desequilibra, a sua resistência elétrica diminui fazendo passar uma corrente elétrica pelo aparelho de acupuntura que faz o diagnóstico, indicando que ali se deve colocar uma agulha para se restabelecer o equilíbrio, obedecendo a Lei dos Cinco Movimentos. Se a acupuntura for só auricular, a agulha ali ficará presa, atraída eletricamente. Quando o equilíbrio é alcançado, a resistência volta ao normal, a agulha cai e a saúde volta.


Resultado de imagem para pontos de acupuntura na orelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO