Raios Cósmicos e a Acupuntura

           Uma grande questão assombrava a Física em 1948 : 

          A Mecânica Quântica tinha desvendado o mundo atômico e aprendemos nos bancos colegiais que tudo é formado de átomos, que tem um núcleo extremamente massivo formado de Prótons (+)  e Neutrons ( de carga nula ) circundados por Elétrons (- ) em suas órbitas quânticas definidas por sua energia. Mas sabemos que cargas de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem, então como o núcleo atômico poderia ser estável , ainda mais que um eletroscópio sempre indicava em laboratórios cargas elétricas em sistemas isolados.
          Nesta época o  Físico japonês Yukawa ,por volta de 1940 previu então, teoricamente que deveria existir no núcleo uma partícula de massa maior que a do elétron e menor do que do próton ( Méson = média , já que a massa do próton .e 1840 maior que a massa do elétron. ainda que em termos de carga, possuem a mesma - uma positiva e outra negativa) que deveria manter a estabilidade nuclear. 
                Como santo de casa não faz milagre, o Físico brasileiro César Lattes trabalhava nos laboratórios Bell (E.U.A.)  em busca desta partícula. Foi então que teve uma ideia brilhante : bolou um gel que quando incidido por qualquer partícula, durante sua desaceleração e o caminho percorrido conseguiria medir sua massa. Mas onde encontrá-la? Como os choques de partículas de alta energia geram novas, na superfície da  Terra seria difícil encontrar. 
                Foram então aos Andes Bolivianos  :  Lattes, Ochialini e Powell em busca dos mésons, pois sabiam que nosso planeta é constantemente bombardeado por Prótons de alta energia que chegam na atmosfera ( Raios Cósmicos )  com velocidade próximas a da luz ( E = mc² ) ´portanto com extrema energia já que nesta fórmula de Einstein m é a massa da partícula e c é a velocidade da luz, aproximadamente 300.000 km por segundo . No choque destes prótons com os átomos da atmosfera novas partículas são geradas, e depois de exaustivos estudos eles encontraram: no final de sucessivos choques, o que sobra na superfície da terra são mésons eletrizados positivamente e negativamente.
              Lattes, brasileiro - o autor da ideia, Ochiallini, italiano- colaborador e Powell. inglês que tomava conta do dinheiro americano; fica fácil imaginar quem ganhou o prêmio nobel de Física em 1948.
          Estava provada a teoria de Yukawa e uma das maiores descobertas da Física foi comemorada no planeta.
              O coitado do Lattes, quando voltou para o Brasil na década de 1980 teve que lutar muito para ser aceito como professor na UNICAMP , pois não tinha a formação burocrática cartorial tao cara a nossa herança lusitana e sua fama de cachaceiro, vício este adquirido no frio da Bolívia atentava contra o seu contrato..  Dei sorte, e nesta época fui seu aluno no curso de teoria da Relatividade Restrita. 
          
          Estas partículas ( os prótons de altas energias ) se chocam com átomos da atmosfera e se transformam em outras partículas instáveis , o que sobra na superfície da Terra  ( os mésons ) são atraídas pelas agulhas de Acupuntura, que agem como um pára-raios, e vão estimular eletricamente o Sistema Nervoso Autônomo, causa dos conhecidos efeitos da Medicina Chinesa.

César Lattes

Resultado de imagem para César Lattes




Raios Cósmicos : resultado do choque de prótons de alta energia ( com velocidades próximas
a da luz ) com outras partículas na alta atmosfera, se transformando em fótons, mésons, kaons e outras
partículas elementares



Resultado de imagem para imagens de raios cósmicos Antonio Carlos Abrão ( 35 ) 991461060

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO