Mecanismos de Ação da Acupuntura





          Os primeiros registros da Tradicional Medicina Chinesa ( TMC ) datam de 3200 a.C. época do imperador Chin Nong em cascos de tartarugas , sistematizados no livro " Nei King " , compilado por Huang Ti ( O Imperador Amarelo ) e seu primeiro ministro Chi Po, quinhentos anos depois .

         Cinco mil anos de história decorreram no Oriente e no último século no Ocidente..
        Na história chinesa, a Acupuntura passou por altos e baixos finalmente colocada no seu merecido lugar de destaque por Mao Tsé Tung , no início da Revolução Chinesa. Atualmente a prática se desenvolveu mais ainda, com auxílio de Lasers e altas tecnologias . 
        Seu princípio de ação foi traduzido em linguagem ocidental pela  UNIFESP , desvendando a ação elétrica promovida pelo efeito de ponta das agulhas que, colocadas nos pontos de Acupuntura, estimulam o Hipotálamo ( que coordena o sistema nervoso autônomo ) através de uma corrente mesônica , o mesmo princípio do pára-raios de Benjamin Franklin : num condutor elétrico a densidade de cargas é maior nas pontas do que em outro local, sendo aí que a rigidez dielétrica ( valor do campo elétrico no qual o isolante passa a ser condutor ) do ar é atingida, há uma descarga elétrica ( raio ) da da nuvem para a Terra se o excesso de cargas estiver na nuvem, ou da Terra para a nuvem se o excesso de cargas ( elétrons ) estiver na Terra neutralizando o imenso campo elétrico entre a nuvem e o Planeta. 
          Com as agulhas de acupuntura ocorre fato semelhante : como temos poucos elétrons livres no meio ambiente as partículas elétricas atraem mésons Pi e Mi , partículas elementares que possuem uma massa intermediária entre a massa do próton e do elétron . 
          Os mésons são partículas finais resultantes de choques de prótons - provindos do espaço sideral com velocidades próximas a da luz ( 300.000 km/s ) e portanto com altíssima energia cinética - com átomos da atmosfera : os famosos " Raios Cósmicos " . Estas partículas foram descobertas em 1948 em Chacaltaia, nos Andes Bolivianos por Powell, Ochiallini e o grande físico brasileiro César Lattes, falecido alguns anos atrás..

          Em termos chineses, o organismo funciona através do equilíbrio entre as duas polaridades do QI ( Yin e Yang ) que promove a circulação do sangue ( Xue ) e dos líquidos orgânicos ( Jin Ye ) , nutrindo e defendendo todo o organismo. Esta combinação de energias se exteriorizam na pele sobre a forma de Energia de Defesa ( Wei QI ) promovendo um campo de defesa eletromagnético contra os agentes agressores ( XIE ) . Estas energias em equilíbrio evitam e curam as doenças ( desequilíbrios energéticos ).
          Estas complexas interligações energéticas são feitas através de mais de cem dos chamados Meridianos de Energia , que interligam os órgãos e vísceras do interior para o exterior do corpo através de mais de dois mil PONTOS de ACUPUNTURA na pele. Doze são os meridianos principais ligados aos órgãos e vísceras. A combinação de várias energias produz o Yong QI que circula durante duas horas em cada meridiano principal, nutrindo e colocando o mecanismo orgânico em funcionamento, se distribuindo por todo o corpo através de meridianos secundários
 ( tendino-musculares, divergentes , Luos ...) . Esta Energia segue o trajeto dos meridianos principais nos seguintes horários :

1h /3h - Fígado - 3h/5h - Pulmão - 5h/7h - Intestino Grosso - 7h/9h - Estômago - 9h/11h - Baço-Pãncreas - 11h/13h - Coração - 13h/15h - Intestino Delgado - 15h/17h - Bexiga - 17h/19h - Rins - 19h/21h - Pericárdio - 21h/23h - Triplo Aquecedor - 23h/1h - Vesícula Biliar
- 1h/3h - Fígado .

               A Energia de Defesa ( WEI QI ) é cinco vezes mais rápida seguindo o trajeto : Rins > Coração > Fígado > Baço - Pâncreas > Rins , também se distribuindo por todo corpo, através dos meridianos
secundários .

                Segundo a UNIFESP , a condução dos estímulos energéticos provocados pelas agulhas estão relacionados com a bainha de Swan, e se manifesta ao nível dos nervos periféricos mielinizados, principalmente do Sistema Nervoso Autônomo, comandado pelo Hipotálamo.   
              Esta é a Via Neural do mecanismo de ação. Estes estímulos chegam aos órgãos e vísceras e promovem a formação ou ativação da energia ( QI ) destes que é circulado pelo corpo através de duas vias : as dos canais de energia e do sangue .
             Esta constitui a Via Humoral do mecanismo, cujo resultado é a produção de substâncias químicas de ação local ou sistêmica. É que ocorre na formação da renina, atriopeptina, prostaglandinas, hormônios cerebrais ( endorfinas, encefalinas ... ). Estas substâncias produzidas sob o estímulo energético percorre o corpo através da corrente sanguínea. 
                A resposta aos estímulos das agulhas de Acupuntura é global : utiliza as vias energéticas, neurais e sanguíneas.

               Os efeitos são imediatos, o que explica o porque da sensação de uma pequena corrente elétrica percorrendo o caminho do meridiano em que foi feita a inserção.
              A resposta energética imediata pode ser aferida pela melhora ou desaparecimento dos sintomas, principalmente nas algias periféricas e somáticas, o que corresponde ao desbloqueio do QI dos canais de energia, dos órgãos e vísceras. 
              As fotos Kirlian mostram isso




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Pontos do Estômago e Baço / Pâncreas

HEGU : O Ponto da Tosse

Saúde Total :a técnica SHU / MO